segunda-feira, 30 de julho de 2012

Colete trançado com receita

Olá!
Adoramos esse modelo de colete de tricô!!!
Já é conhecido da net, pois a Carol (Camila Pitanga) fez sucesso usando o mesmo modelo na novela Insensato Coração, mas mesmo assim vale a pena relembrar, pois é lindo e combina com blusinhas básicas, camisas, uma peça clássica!!!
Abaixo a receitinha para quem quiser se aventurar e tricotar um igualzinho!
Uma ótima segunda pra vocês!!!
Beijos, Cá.


Ponto Fantasia 1 (corda de 18 pontos) - 1ª, 3ª, 5ª e 7ª carreiras: 18 meias. 2ª, 4ª, 6ª, 8ª, 10ª, 12ª, 14ª, 16ª e 18ª carreiras: 18 tricôs. 9ª carreira: tirar 9 pontos sem fazer numa agulha auxiliar e colocar atrás do trabalho 9 meias, depois tricotar em meia os pontos da agulha auxiliar.11ª, 13ª, 15ª e 17ª carreiras: 18 meias. Repetir sempre da 1ª à 18ª carreira.  Ponto Fantasia 2 - 1ª carreira: *2 tricôs, 2 meias*; repetir de * a * até o fim. 2ª carreira: em tricô. Repetir sempre essas 2 carreiras.Ponto Fantasia 3 - 1ª carreira: *1 meia, 1 tricô*; repetir de * a * até o fim.2ª e 4ª carreiras: em tricô. 3ª carreira: *1 tricô, 1 meia*; repetir de * a * até o fim. Repetir sempre essas 4 carreiras. Barra 2/2 - 1ª carreira: *2 tricôs, 2 meias*; repetir de * a * até o fim. 2ª carreira e seguintes:acompanhando o ponto, meia sobre meia, tricô sobre tricô. Cordão de Tricô - direito e avesso em tricô. Avesso do Ponto Meia - direito em tricô, avesso em meia.

AMOSTRA: Um quadrado de 10 cm em ponto fantasia 3 = 21 pontos x 27 carreiras.
Parte A - Montar 22 pontos e trabalhar da seguinte maneira: 2 pontos em avesso do ponto meia, 18 pontos em ponto fantasia 1 e 2 pontos em cordão de tricô. Terminada a 6ª repetição do ponto fantasia 1 (= 108ª carreira), rematar. 
Parte B - Levantar 84 pontos uniformemente ao longo da beirada em avesso ao ponto meia da Parte A. Trabalhar em ponto fantasia 2 por 7 cm. Rematar. Deixar a espera.
Parte C - Fazer como a Parte A, porém trabalhando os 2 pontos iniciais e os 2 pontos finais em avesso do ponto meia.
Parte D - Levantar 84 pontos uniformemente ao longo da beirada direita em avesso do ponto meia da Parte C. Trabalhar em ponto fantasia 3 por 7 cmEm seguida, trabalhar no conjunto dos pontos da seguinte maneira: 21 pontos em ponto fantasia 3, 2 pontos em avesso do ponto meia, 18 pontos em ponto fantasia 1 (corda), 2 pontos em avesso do ponto meia, 18 pontos em ponto fantasia 1 (corda), 2 pontos em avesso do ponto meia e 21 pontos em ponto fantasia 3. A 8 cm do início, formar as cavas, rematar de cada lado, 5 pontos de uma só vez.  Em seguida, continuar trabalhando no conjunto dos pontos fazendo sempre os 2 pontos iniciais e finais de cada carreira em cordão de tricô (para a beirada das cavas). Ao mesmo tempo, diminuir antes dos 2 pontos em avesso do ponto meia antes da corda direita e depois dos 2 pontos em avesso do ponto meia depois da corda esquerda, cada 2 carreiras 1 ponto (16 vezes) e aumentar depois da corda direita e antes da corda esquerda cada 2 carreiras 1 ponto (16 vezes) e trabalhar os pontos aumentados em pontos fantasia 3. A 22 cm do início das cavas, rematar acompanhando o ponto, meia sobre meia, tricô sobre tricô.

Frente Direita - É formada por 4 partes como mostra o molde.


Parte A - Montar 22 pontos e trabalhar da seguinte maneira: 2 pontos em cordão de tricô, 18 pontos em ponto fantasia 1 e 2 pontos em avesso do ponto meia. A 6 repetições do ponto fantasia 1, formar a gola, aumentar antes da corda em ponto fantasia 1, cada carreira 1 ponto (34 vezes), trabalhando os pontos aumentados em barra 2/2 e os demais pontos acompanhando os respectivos pontos. Terminado o 8º cruzamento de 9 pontos em ponto fantasia 1 (= 136ª carreira), continuar trabalhando no conjunto dos pontos, formando a gola, e fazer a beirada da cava trabalhando os 2 pontos da esquerda em cordão de tricô ao invés em avesso do ponto meia. Terminada a 9ª repetição em ponto fantasia 1 (= 162ª carreira), formar o ombro, rematar os 22 pontos da esquerda e continuar trabalhando os pontos da gola por mais 8 cm. Deixar os pontos à espera.
Parte B - Montar 14 pontos e trabalhar em ponto fantasia 2, aumentar à direita, cada 2 carreiras 1 ponto (22 vezes). Ao mesmo tempo, a 7 cmdo início, rematar à esquerda, cada 2 carreiras 2 pontos (16 vezes).Rematar. Deixar à espera.
Parte C - Montar 22 pontos e trabalhar da seguinte maneira: 2 pontos em avesso do ponto meia, 18 pontos em ponto fantasia 1 (corda) e 2 pontos em avesso do ponto meia. Terminada as 3 repetições do ponto fantasia 1,rematar
Parte D - Levantar 37 pontos uniformemente ao longo da beirada em avesso do ponto meia da Parte C e trabalhar em ponto fantasia 3, diminuir à direita, cada 2 carreiras 1 ponto (16 vezes).  Ao mesmo tempo, a 8 cmdo início, formar a cava, rematar à esquerda 5 pontos de uma só vez. Rematar.

Frente Esquerda - Fazer como a Frente Direita, invertendo as formações.

Modo de armar
Montar a parte das Costas unindo as partes com pontos invisíveis, como mostra o molde. Fazer o mesmo para formar as partes da Frente. Fechar os ombros. Unir os pontos à espera das beiradas da gola fazendo um grafting, para a união ficar invisível, depois pregar ao longo do decote das Costas. Fechar os lados.


Fonte: Revista Manequim/ Colete Donna Doida/Receita cedida pela Pingouin Paramount


12 comentários:

  1. Lindo!!!Adorei!!!
    Vou fazer um pra mim ainda nete inverno que está de lascar aqui no sul.
    Estou esperando sua visita.
    Njs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jake, que legal saber que vai fazer um colete, depois me conta para eu ver como ficou! Imagino a friagem que está por aí, viu a gente nas fotos? Aqui já esquentou rsssss... Pode esperar a visitinha em breve, beijos!

      Excluir
  2. Querida não consegui deixar recadinho, pois não estava carregando a página. Mas hoje vai!!!!!
    Parabéns pela loja, felicidades para toda a família.
    E você se habilita em fazê-lo?
    Beijos,
    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amiga! Obrigada pelo carinho, sei que é sincero e de coração! Ai como queria ter um tempinho para fazê-lo, sabe que estou precisando tirar férias e não sei quando isso irá acontecer rsssss... Beijos!!

      Excluir
  3. Belíssimo esse colete, obrigada por compartilhar a receita, bjos amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo mesmo né Dani, também gostei deste modelo essa receitinha é super útil rsss... Beijos!!

      Excluir
  4. Cá, eu adoro coletes! Bom de fazer, bom de vestir. Esse é realmente muito lindo!
    Parabéns pela nova loja, viu? Fico feliz meeesmo por você e pela Rosa!
    Beijos, queridas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rô, um coletinho é sempre bom ter como opção de usar com camisas e blusinhas né? Obrigada pelo carinho, você é sempre um amor, beijos.

      Excluir
  5. Amei o colete. Valeu pela receita.

    Bjs,
    Marcia Quadrado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo lindo Márcia e a receitinha sempre ajuda, beijos pra ti!

      Excluir
  6. Lindo seu blog, adorei tudo. Venha conhecer o meu blogfioseagulhasdaleni

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leni, fico feliz por vc ter gostado daqui, obrigada pelo convite, beijos!

      Excluir

Fico feliz com seu comentário, obrigada!